Equipamento oferece suporte terapêutico, programas de primeira infância e espaço de acolhimento, fortalecendo a inclusão e o cuidado com crianças e adolescentes do município.
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiçaba
Na noite da última quinta-feira (05/09), a Prefeitura de Itaiçaba inaugurou o Centro de Inclusão e Acolhimento de Itaiçaba (CIAI) Francisco Xavier Silva Bernardo Júnior e a Bebeteca Débora Caroline Oliveira Damasceno, em solenidade realizada na Rua Alexandre Bezerra, com a presença do Prefeito, Vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, primeira-dama, autoridades locais, representantes de instituições, familiares dos homenageados e a população.
O novo espaço tem como missão garantir atendimento especializado e apoio às crianças e adolescentes com deficiência, além de oferecer suporte a crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. O CIAI integra diferentes áreas de políticas públicas, como saúde, educação e assistência social, para oferecer cuidado contínuo e humanizado.
Entre os serviços ofertados estão terapias convencionais (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, atividades físicas para o público infantil e terapia ABA), além de práticas não convencionais, como musicalização infantil e arte-educação. A estrutura inclui a Bebeteca (estímulo à leitura na primeira infância), o Quintal de Brincar (contato com a natureza e brincar livre) e programas de parentalidade para famílias com crianças de 0 a 6 anos.
A Primeira-dama, presidente do Comitê da Primeira Infância e articuladora de políticas de inclusão no município, destacou que o CIAI é um marco para a inclusão social em Itaiçaba, ao transformar a vida de pessoas com deficiência e de crianças do município por meio de apoio, acolhimento e acompanhamento multiprofissional integrado, levando esperança e segurança às famílias atendidas.
Representantes de entidades de referência participaram do ato: Juliana Nato e Samuel Nato, do Instituto Estímulo Nato, e Fátima Braga, presidente da ABRAME. O gesto consolida a parceria técnica necessária para qualificar o atendimento e a reabilitação no município.
Em momento de emoção, foram prestadas homenagens às famílias de Francisco Xavier Silva Bernardo Júnior (Juninho) e Débora Caroline Oliveira Damasceno, que dão nome aos espaços inaugurados. As mães, Valdenísia (Juninho) e Neuma (Débora), receberam placas em reconhecimento às trajetórias que inspiram coragem, superação e amor.
Com a entrega do CIAI e de sua Bebeteca, Itaiçaba avança na promoção da inclusão, da equidade e do desenvolvimento infantil, ampliando o acesso a serviços intersetoriais que melhoram a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.