Moradores entregam documento com prioridades locais após mês de escuta ativa promovido pela Prefeitura de Itaiçaba
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiçaba
A caravana do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2026-2029 concluiu suas atividades na tarde da última quinta-feira (24/07), na comunidade Serrote. Durante a audiência pública, os moradores participaram ativamente e entregaram um documento coletivo com as principais demandas da localidade, abordando áreas como Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Educação e políticas voltadas para a Infância e Juventude. Ao mesmo tempo em que acontecia a reunião, equipes da Prefeitura realizaram atividades lúdicas para as crianças da comunidade.
A comunidade do Serrote, situada próxima à Serra do Ereré, foi a última parada do ciclo de audiências públicas itinerantes promovidas pela Prefeitura de Itaiçaba ao longo do mês de julho. As reuniões contaram com a presença de equipes técnicas das secretarias municipais, autoridades locais, incluindo Prefeito e Vice-Prefeito, representantes do Conselho Tutelar e moradores das diversas regiões do município.
Além de Serrote, a escuta popular envolveu participantes da sede e das comunidades de Logradouro, Baixo Giqui, Caris, Assentamento São Miguel I e II, Alto Ferrão, Camurim, Tomé Afonso, Cidade Nova, Tabuleiro do Luna e Rancho do Povo.
O objetivo das audiências foi esclarecer à população o papel do PPA no planejamento orçamentário e administrativo do município, bem como recolher sugestões para nortear as ações da gestão municipal nos próximos quatro anos. A etapa seguinte do processo consiste na análise técnica das propostas recebidas, com base em critérios de viabilidade e prioridade definidos pelas próprias comunidades.
Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele orienta a elaboração dos orçamentos anuais com base em diretrizes, metas e objetivos definidos pelo Executivo e aprovados pelo Legislativo.