Evento reforçou a importância da educação ambiental para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão e desenvolvimento sensorial.
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiçaba
Na manhã do sábado (12/04), foi inaugurado o Espaço Lúdico "Reciclar, Brincar e Incluir" no Polo de Lazer do Beira Rio. Equipado com brinquedos que estimulam especialmente crianças atípicas, o espaço tem como objetivo promover o desenvolvimento lúdico e a inclusão. Durante o evento, também foi realizada uma roda de conversa que discutiu as relações entre crianças com autismo e a natureza, destacando como a educação ambiental pode favorecer a socialização, a regulação emocional e a estimulação sensorial.
O encontro reuniu autoridades locais, representantes das secretarias, cuidadoras de crianças atípicas e a convidada Allyne Gama, técnica do Governo do Estado do Ceará. Em meio à troca de experiências, a roda de conversa destacou os benefícios das atividades em meio ambiente para o desenvolvimento integral das crianças.
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiaba
Educação ambiental como ferramenta de inclusão para crianças com TEA
"Estar participando desse momento, para mim, foi essencial. As crianças têm um modo diferenciado de aprender. Trazer a educação ambiental para essas crianças é fundamental porque, a partir da educação ambiental, a partir do meio ambiente, diversas interações diferentes e sensações e formas de aprendizado são trazidas, e isso passa a ser espalhado para os pais, para a sociedade, de uma maneira geral, trazendo diversos benefícios para o meio ambiente. Nós estamos vivendo um ano de emergência climática, onde cada mudança que a gente faz e produz é essencial para nossa qualidade de vida, disse Allyne Gama, técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo do Estado do Ceará.
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiaba
Espaços verdes impactam positivamente o desenvolvimento infantil
Valdirene Barbosa, diretora da Escola de Ensino Fundamental Dulcinea Gomes Diniz, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento do conhecimento entre as cuidadoras e o apoio às crianças. "Esse projeto é muito importante, inclusive para que as cuidadoras comecem a se apropriar desses conhecimentos, já que cuidam de crianças atípicas. Assim, elas poderão utilizá-los para ajudar as crianças em momentos de desconcentração. Nossa escola tem bastante espaço e vários locais onde essas plantações podem ser inseridas. Temos o plano de criar a nossa farmácia viva. Já temos algumas plantas e queremos ampliar essa participação cada vez mais, envolvendo as cuidadoras, os professores e as crianças", disse Valdirene. Charliane Lima, cuidadora, enfatizou o quanto os momentos de troca foram enriquecedores para quem trabalha diariamente com crianças: "Gosto sempre de participar e de aprender. Esses momentos de roda de conversa trazem muitas informações, e, para nós que estamos no dia a dia com as crianças, é muito bom ter mais engajamento. Isso nos ajuda a lidar melhor com as situações, pois, muitas vezes, nos deparamos com situações em que não sabemos como agir, como nos comportar. Este encontro, em especial, foi muito importante, principalmente por abordar um tema essencial: a natureza, a preservação e a importância disso também para as crianças atípicas". Texto: Matheus Santiago/ Prefeitura de Itaiçaba