Primeira semana de abril foi marcada por intensa programação, que perdura até o fim do mês, levando informação e acolhimento para a população.
Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiçaba
Na primeira semana de abril, mês da conscientização do autismo, a Prefeitura de Itaiçaba promove momentos de aprendizado e reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação, composta por palestras, rodas de conversa e o lançamento de um livro, ressalta a importância da inclusão e o respeito à neurodiversidade.
Na quarta-feira (02/04), no dia da conscientização do TEA, as profissionais Mikaelli Ferreira (Fonoaudióloga) e Simone Deodato (Terapeuta Ocupacional) conduziram uma roda de conversa intitulada "A Atuação da Equipe Multiprofissional e a Autonomia da Criança com TEA", abordando a importância do trabalho interdisciplinar para o desenvolvimento das crianças.
Na quinta-feira (03/04), o evento continuou com o lançamento do livro "Zezito Desenhista", no qual a professora Elígia Freitas emocionou o público com sua obra, acompanhada de uma encantadora contação de histórias. Ainda no mesmo dia, o professor Samuka Rodrigues compartilhou sua experiência e conhecimento em uma palestra intitulada "Neurodivergência e as Tendências da Educação Especial", discutindo os desafios e avanços na educação inclusiva.
Acompanhe a continuidade da programação:
Dia 04 (sexta-feira)
Sextou nas Escolas
- Em alusão ao Mês de Conscientização do AutismoManhã (08h30
- CVT): Treinamento das equipes de saúde bucal de Itaiçaba, realizado pelo Projeto de Extensão "Promovendo Sorrisos" do curso de Odontologia da UFC, para aprimorar o atendimento ao público com TEA.Tarde (16h30): Caminhada pela Inclusão
- Autismo: Compreender, Acolher, Incluir. Atividades de lazer no Beira Rio para crianças e adolescentes com TEA, realizadas após a caminhada.Dia 05 (sábado)
Manhã (07h30): Piquenique Inclusivo
- Evento destinado a pessoas com TEA e seus familiares, com piquenique, utilização do parque aquático e book de fotos em grupo e familiar.Dia 12 (sábado)
Manhã (08h): TEA e Natureza: Como a Preservação Ambiental pode Ajudar Pessoas com TEA?
Roda de conversa com Allyne Ferreira Gama, Técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, e inauguração de espaço lúdico, "Preservar e Incluir", para crianças com TEA, no Beira Rio de Itaiçaba.
Dia 24 (quinta-feira)
Mãe, eu te acolho
- Dia de Cuidado e Acolhimento às Mães Atípicas (organizado por Itaiçaba AMA + ALECE).