O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) dessa quinta-feira (24/6), representantes de três de cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às prefeituras. Entre os municípios cearenses estão: Jaguaribara, Farias Brito, Pires Ferreira, Potiretama, Quixeré, Iracema, Cruz, Carnaubal, Bela Cruz, Ipueiras, Ubajara, Mombaça, Ararendá, Chorozinho, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Piquet Carneiro, Itaiçaba e Salitre.
A homenagem condecora com o SELO ATENÇÃO PRIMÁRIA DE QUALIDADE municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS) e valoriza o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.
O investimento em atenção primária gera acesso, resolutividade e salva vida. Falar em atenção primária é falar da importância da qualificação profissional e estar sempre atento à necessidade da população, investindo em informatização, sempre de olho nos indicadores do Previne Brasil". São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão:
- CONSULTAS DE PRÉ-NATAL;
- ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NA GESTAÇÃO;
- REALIZAÇÃO DE EXAMES PARA SÍFILIS E HIV EM GESTANTES;
- COBERTURA DE EXAME CITOPATOLÓGICO;
- VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE INATIVADA E DE PENTAVALENTE;
- ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS HIPERTENSAS; E
- SOLICITAÇÃO DE HEMOGLOBINA GLICADA PARA
fonte: https://www.conasems.org.br/selo-atencao-primaria-de.../