O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), iniciou as ações de palestras, rodas de conversa com psicólogas, debates e reuniões em vários bairros e comunidades do nosso município, em alusão do "Agosto Lilás", um mês que luta contra a violência doméstica no Brasil.
A primeira roda de conversa se realizou na comunidade do Alto Ferrão, e contou com as mulheres da comunidade e a psicóloga Haylka Viana, coordenando um momento bem prazeroso, dinâmico e informativo.
A lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo "qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial". Dados oficiais mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal).
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.
Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!