O Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), realizou nesta terça-feira (08 de fevereiro), uma panfletagem na entrada da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, com o objetivo de informar sobre a prevenção à gravidez precoce.
A adolescência é um período desafiador em termos de aceitação e autoafirmação, na qual os jovens costumam buscar por novas experiências. Procurar relacionar-se afetivamente com outros membros faz parte desse processo de descobrimento dos jovens. E nessa fase as famílias podem deparar-se com uma gravidez precoce.
O CRAS busca proporcionar às famílias a garantia de informação aos direitos, serviços e atendimentos, que são garantia básica do individuo enquanto cidadão, como o pré natal e a garantia do direito à escola, bem como buscar proporcionar o fortalecimento dessas jovens para que continuem estudando durante a gestação e retornem à escola após a licença maternidade, uma vez que o índice de adolescentes que abandonam os estudos é alto. Esse fator pode acarretar em conflitos na situação do CAD ÚNICO familiar, como a suspensão de beneficios sociais, por exemplo.