Foto: Matheus Maia/ Prefeitura de Itaiçaba
Na tarde de quinta-feira (21/02), aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) reunião de discussão e aprovação do Plano de Contingência da Defesa Civil do município de Itaiçaba - PLANCON - para enchentes, inundações e alagamentos. Participaram da reunião membros da Defesa Civil e autoridades locais, incluindo prefeito e secretários.
O PLANCON estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta à emergência e desastres, sejam eles naturais ou provocados pela ação humana. "É importante porque é um plano constituído por todo o município, até a comunidade é envolvida nele para a prevenção de possíveis eventos que possam acontecer, de chuva, de ventos fortes, qualquer ação que venha atingir a população. A partir desse plano, a gente vai conseguir traçar uma ação eficaz para combater algum tipo de problema que venha ocorrer", pontuou Cerzina Ferreira, presidente da Defesa Civil do município de Itaiçaba.
A discussão do encontro foi marcada pela pauta da priorização da desobstrução do caminho das águas e do planejamento de ações nesse sentido, visto a proximidade da quadra chuvosa. "Daqui a alguns dias, a gente vai passar por uma situação que é a barragem do rio Jaguaribe quando ela ficar totalmente sem poder passar. E aí vem toda uma preocupação da Defesa Civil, junto com o município de articular essas forças. Saber como vai ser o transporte dessas pessoas, além dos estudantes que tem que continuar vindo para aula na sede do município. A Defesa Civil trabalha com esse planejamento", complementou Cerzina.
A Defesa Civil é um conjunto de medidas permanentes para prevenir, evitar ou minimizar as consequências de eventos desastrosos incluindo o planejamento da prestação de socorro às populações atingidas. Ela é organizada na forma de uma coordenadoria e é composta por membros representantes da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, do Governo Federal, da Câmara Municipal, da Igreja, dos Sindicatos e das associações comunitárias.
O objetivo básico do PLANCON consiste em integrar e desencadear operações de caráter preventivo e emergencial relacionadas à defesa civil e à segurança. Para tal, são definidos os estados críticos, durante sua vigência, a estrutura organizacional de administração e coordenação, e as ações a serem adotadas, bem como os elementos de apoio responsáveis pela implantação, implementação do plano, medidas de prevenção, alerta e emergência para situações de calamidade parcial ou total provocadas por chuvas.