PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (PGRSS) – 2016

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – 2016

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberadamente e sistematicamente a fim de organizar e otimizar as intervenções associando aos diversos tipos de resíduos produzidos em unidades de saúde, minimizando os impactos ambientais através da menor geração desses resíduos bem como o seu manejo adequado. A Unidade Mista Josefa Maria da Conceição (UMJMC), é um Hospital de Pequeno Porte – HPP, de natureza pública municipal, que presta atendimento aos usuários do Sistema Único de saúde – SUS, com nível de atenção ambulatorial na atenção básica, média complexidade e hospitalar nas clínicas médica, obstetrícia e pediátrica, com atendimento de 24 horas.

A UMJMC respeitando a legislação da ANVISA nº 306/04 vem através do PGRSS se responsabilizar no que se refere ao manuseio, tratamento e destinação final destes resíduos.

OBJETIVOS

 O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde – PGRSS, sólidos visa minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar á segregação na origem, controlar e reduzir ao meio ambiente e assegurar correto manuseio e disposição final.