II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO, 2013 – 2016

Realizou-se na manhã desta terça-feira (07), no auditório da Creche Maria Moreira de Itaiçaba o 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2013 – 2016. O encontro serviu de culminância para todos os trabalhos realizados pelo município na luta pelo certificado tão almejado. O referido Fórum reuniu articuladores, prefeito e vice-prefeito, mobilizadores, secretários, representantes dos mais variados segmentos e de instituições do município. Também esteve presente no evento a mediadora do Selo UNICEF, que veio pessoalmente ao município como avaliadora dos trabalhos aqui realizados. Pela manhã foram mostrados vários trabalhos desenvolvidos pelo município em uma feira com o tema FEIRA CRESCENDO JUNTOS com o objetivo de demostrar algumas ações realizadas pelas Secretarias participantes, formando assim 12 feiras sendo 02 (dois) stands da Secretaria de Saúde, 06 (seis) stands da Secretaria de Assistência social e 04 (quatro) da Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Desporto para atingir as metas estabelecidas, além de várias apresentações culturais. Após as apresentações culturais e a feira foi dado o inicio a Assembleia onde houve diálogos, apresentações dos stands ganhadores e reflexões sobre os eixos debatidos pela articuladora municipal Cerzina Ferreira da Silva. Os membros convidados, representando suas respectivas instituições, avaliaram por meio de debates os diferentes eixos trabalhados. Nesta etapa o depoimento de cada um é levado em consideração na hora de a Comissão avaliar a pontuação do município. Todos os membros da comunidade mobilizados para o 2º Fórum Comunitário, por meio de veículos de comunicação e outros meios, poderão participar da avaliação. Também é dever do mediador verificar o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. Afinal, temos de saber se os órgãos estão mesmo cumprindo seu papel de garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes.