5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES – ITAIÇABA/CE.

A 5ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece hoje (29), em Itaiçaba, no auditório do Centro de Educação Infantil Maria Moreira. Com o tema “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ”, a Conferência contou com a presença do Prefeito José Orlando de Holanda, Vice Prefeito Eduardo Barbosa, Secretário de Infra Estrutura Paulo Gadelha, Secretária de Assistência Social Juliana Alves, Secretário de Educação Edailson Galdino, dos ex-prefeitos do município Francisco Xavier da Silva e Ribamar Barros, vereadores Sheila Damasceno, Luíza de Marilac e Célio Santos, e representante de entidades não governamentais. Um dos objetivos do evento é discutir as prioridades do Ministério das Cidades para as áreas de habitação, mobilidade e planejamento urbano.

É hora de cada município, de cada morador olhar para o seu território e pensar sobre os diferentes agentes presentes na cidade, seus interesses, suas identidades e seus conflitos, e neste contexto, o que precisa ser feito para promover a função social da cidade, sobre quais os desafios a serem superados para alcançar as cidades que queremos e podemos construir, cada uma da sua forma, cada uma com seu próprio projeto de futuro, achando soluções viáveis, pactuadas e compatíveis com suas dinâmicas sociais, econômicas e políticas.

A cidade é o lugar de viver da grande maioria dos habitantes do planeta. Precisamos gostar e cuidar desses lugares. Precisamos de cidades generosas com os idosos, com a pessoa com deficiência, com as mulheres, com as crianças, com os jovens, com os negros e índios, com os trabalhadores e trabalhadoras. Que não discriminem origem, cor, raça. Precisamos de cidades que sejam vivas de dia e de noite. Precisamos dizer: “essa cidade também é minha e eu quero participar das decisões sobre o seu futuro”.